A Empresa

A Vila Real Transportes e Serviços Ltda. foi fundada em dezembro de 2011 e conta com 270 colaboradores diretos. Desde a sua criação, passou a atender a maioria das operações da VB Transportes de Cargas Ltda., empresa fundada em 1992.

Até 2010, a VB atuou nas operações de coleta, transferência e entrega em postos de serviços e clientes comerciais para a Esso, quando as operações da multinacional foram adquiridas pela Cosan. Em 2005, a VB Cargas também foi contratada pela multinacional Shell para fazer as operações de transferência, coleta e entrega de produtos. Até hoje, presta serviços para a Raizen Combustíveis, criada em 2011 a partir da união da Shell com a Cosan.

O ano de 2011 marcou a mudança de perfil da VB Cargas pois a empresa passou a transportar querosene de aviação para a Air BP e etanol para a BP Biocombustíveis. Com a necessidade de ampliar o leque de serviços prestados, o Grupo Belarmino decidiu criar a Vila Real,  pois entrou no segmento de transportes de cargas secas, operação esta que tem como seus principais clientes o Pastifício Selmi, para o qual transporta alimentos e matérias-primas, além da Abengoa Bioenergia, unidades de Pirassununga e São João da Boa Vista, para a qual transporta cana-de-açúcar e os seus insumos.

Atualmente, a Vila Real possui 173 conjuntos de caminhões, reboques e tanques na filial de Paulínia, na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Faz transporte de cargas líquidas e secas para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil.

História de superação

Em 1952, o empresário Belarmino da Ascenção Marta e sua família saíram de Portugal para cruzar o Atlântico e recomeçar a vida no Brasil. Iniciaram suas atividades com o comércio de frutas no Mercado Central de São Paulo e, com o passar do tempo, tiveram a necessidade de comprar caminhões para o transporte das mercadorias e, na época, tinham uma frota de 16 caminhões.

Em 1961, a família reuniu as suas economias e comprou oito ônibus para entrar para o segmento de transporte de pessoas. Estava criada a primeira empresa de transportes, a Auto Viação Brasil Luxo. Em 1968, os negócios avançaram com o início das operações da Viação São Paulo e, nos anos subsequentes, somaram-se ao Grupo Belarmino as empresas Nossa Senhora de Fátima, Embralixo, Rápido Luxo Campinas, Osastur, Viação São José, em Franca, Valle Sul, Viação Atual, Viação Itu, Viação Avante, Sambaíba, Transportes Capellini, Viação Boa Vista, Transguarulhense e VB Transporte e Turismo.

Empresas do Grupo

Comercial Sambaíba de Viaturas Ltda.;
Empresa Bragantina de Varrição e Coleta de Lixo Ltda. (Embralixo);
Empresa São José Ltda.;
Nossa Senhora de Fátima Auto Ônibus Ltda.;
Rápido Luxo Campinas Ltda.;
Rápido Sumaré Ltda.;
Sambaíba Transportes Urbanos Ltda.;
Transportes Capellini Ltda.;
Valle Sul Transportes e Turismo Ltda.;
VB Transporte e Turismo Ltda.;
Viação Atual Ltda.;
Viação Avante Ltda.;
Viação Boa Vista Ltda.;
Viação Campo dos Ouros Ltda.;
Viação Itu Ltda.;
Viação Lirabus Ltda.;
Viação Ouro Verde Ltda.;
West Side Viagens e Turismo Ltda.